Warning: Declaration of tie_mega_menu_walker::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /home/luizao/public_html/wp-content/themes/sahifa/functions/theme-functions.php on line 1959
Histórico | Diocese de Vitória

Histórico

A Renovação Carismática Católica (RCC) nasceu do desejo de uma profunda experiência com o Espírito Santo, bem como narra o trecho bíblico dos Atos dos Apóstolos no capítulo 2,1-6, que relata o batismo pentecostal dos Apóstolos quando estavam no cenáculo em Jerusalém, mas antes do surgimento da RCC alguns acontecimentos contribuíram para preparar a Igreja para um novo pentecostes.

Nos anos de 1895 a1903 a freira Elena Guerra da congregação religiosa Oblatas do Espírito Santo escreveu ao Papa Leão XIII pedindo que ele renovasse a Igreja, conforme era a Igreja primitiva. Após as correspondências, o Papa solicitou a toda a Igreja que entre a festa da Ascensão de Cristo e do Pentecostes realizasse a novena ao Espírito Santo. Em janeiro de 1901, o Papa invocou o Espírito Santo cantando ‘Veni, Creator Spiritus’. No mesmo dia nos EUA, na cidade Topekas, Estado de Kansas, durante a oração de um grupo de protestantes que estudavam o batismo no Espírito Santo começaram as manifestações da efusão.

Em 1961 o Papa João XXIII iniciou o Concílio Vaticano Ecumênico II, que legitimou as práticas espirituais carismáticas. A partir dos documentos conciliares, o movimento carismático “têm imensas rodovias bem pavimentadas, largas avenidas com sinalização bem ordenada e visível, por onde pode progredir com segurança” [1].

A Renovação Carismática Católica nasceu em 1967, no dia 18 de fevereiro em um retiro de estudantes da Universidade de Duquesne, Estado da Pensilvânia, EUA. Após uma festinha de aniversário ter sido cancelada pela falta de água, os participantes foram sendo conduzidos para a capela, chegando ao local o Senhor os batizou em seu Espírito e concedeu-lhes os dons de orar em línguas, de impor as mãos sobre os doentes e libertá-los, intimidade de oração, entre outros.[2] Depois desse acontecimento foi rápida a expansão da renovação pelo mundo.

No Brasil

Em 1969 a RCC chegou às localidades de Campinas (SP), Campo Grande (MS) e numa cidade do interior do Amazonas. Foram os padres Sales e Haroldo Hahm que impulsionaram a realização das experiências de oração pelo Brasil.

A partir das “Experiências de Oração no Espírito Santo”, organizado pelo padre Haroldo Rahm, ou pelos retiros dos padres Eduardo Daugherty, e George Kosicki começaram a surgir os Grupos de Oração em diversas cidades brasileiras. Com a expansão do movimento e a necessidade de uma melhor organização o padre Haroldo Rahm  e a irmã Juliette Schuckenbrock realizaram o I Congresso Nacional da Renovação Carismática no Brasil, em meados de 1973, no qual compareceram cerca de 50 líderes.

Atualmente, existem mais de 10 mil Grupos de Oração localizados nos 27 Estados brasileiros.

Na Arquidiocese de Vitória

O movimento chegou sutilmente na Arquidiocese de Vitória através das Experiências de Oração. A primeira experiência aconteceu em julho de 1979 em Barra de São Francisco. Foi nesse encontro que Rita Scandian, primeira presidente da RCC da Arquidiocese de Vitória, teve seu primeiro contato com a Renovação Carismática Católica[3].

Após o encontro Rita Scandian iniciou os encontros de oração e assim nasceu na Arquidiocese de Vitória o Grupo de Oração “Vida Nova”, localizado no bairro Praia do Canto em Vitória. De acordo com Rita Scandian no inicio foram muitas as dificuldades, mas o apoio e o incentivo do Dom Sivestre Scandian motivou o movimento. Porém, foi o então arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom João Batista da Mota e Albuquerque  que acompanhou, formou e orientou os fiéis da RCC.

Atendendo ao pedido de Dom João foi criado o Grupo de Oração na Catedral Metropolitana de Vitória após a Santa Missa, com isso os participantes da celebração passaram a conhecer a Renovação Carismática Católica. Naquela época muitas pessoas que trabalhavam no Centro da cidade frequentavam a Catedral, mesmo pertencendo a outras paróquias. Assim a RCC foi ficando conhecida, e com a realização das experiências foram surgindo novos Grupos de Oração.

 


[1] SILVA, Dercides Pires da. Apostila de Formação, módulo básico de Dons e Carisma.
[2] MANSFIELD, Patti Gallagher. Como Um Novo Pentecostes: relato histórico e testemuhal do dramático início da renovação carismática católica. 3. ed., Rio de Janeiro: 1995.
[3] O Sopro do Espírito Santo em Terras Capixabas. Documentário da RCC do Estado do Espírito Santo. Vitória: 2012

United Kingdom best online bookies
Irish gambling website www.cbetting.co.uk Coral super bonus.